Resultado de uma forte dedicação, trabalho e constante aprendizagem, este projeto vitivinícola nasce em 1989, pela mão de António Augusto Fernandes. Nessa altura, a construção da adega marcou o arranque da produção de vinhos generosos e de mesa. Nos dias de hoje, após várias obras de ampliação e requalificação, a adega conta com 2400m 2 produzindo cerca de 450 mil litros de vinho por ano, comercializado em mais de 16 países em todo o mundo.
Com uma área de 50 hectares, repartidos por seis quintas, a Quinta do Vale da Perdiz – Sociedade Agrícola, Lda detém algumas das melhores castas nacionais e tradicionais da região do Douro Superior. Os vinhos Cistus provêm destas castas, nomeadamente Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Arinto, Fernão Pires e Rabigato.
Produzidos através de métodos e técnicas de vinificação de excelência, os vinhos Cistus combinam um estilo moderno e apelativo com um “terroir” único.
Uma das principais particularidades da região do Douro é a sua abundância em castas tradicionais. As razões desta riqueza estão, por um lado, relacionadas com a história e, por outro, com a topografia montanhosa da região.
Os Cistus são produzidos a partir das mais conceituadas castas tradicionais da região como Touriga Nacional , Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Arinto, Fernão Pires e Rabigato, entre muitas outras, que pretendem levar o melhor do Douro vinhateiro até à sua mesa.